Pesquisar

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Artigo: Old School - Jogar ou não jogar?

E aiiii, galeeera. Hoje quem vos fala é o Bitenco, o segundo escrivão deste blogger... Eu não podia começar a postar um monte de coisa antes de falar sobre este tema. Ele já criou muita polemica em diversos bloggs e fóruns pela vida. Então se você quer saber mais sobre o que se trata, continue lendo... ^^
Old School significa "velha guarda", e no contexto do RPG serve para designar uma maneira de se jogar Dungeons & Dragons (e seus sistemas variados, derivados, irmãos, clones, etc) que remete "aos velhos tempos", quando a importância maior não estava nas regras do livro ou nas fichas de personagens, e sim na maneira de pensar como jogador e como Mestre.

Todos os blogs que participam da Guilda têm ao menos uma postagem sobre o que são estes métodos, portanto convido aos que tiverem maiores dúvidas a pesquisarem nos textos de nossos colegas.

Superficialmente, podemos apontar três fatores - Jogadores, Mestres e Regras :
  • Os Jogadores preferem a descrição para explicar suas ações, ao invés de usar regras e ferramentas da mecânica do livro para descrevê-las. Ao invés de dizer "usarei o poder X da página tal para dar um golpe com bônus no adversário", ele fala "correrei o mais rápido que puder, e tentarei dar um salto em direção ao inimigo para lhe cravar as adagas nas costas". Os Jogadores são estimulados a não se deterem no que as regras lhe permitem, e sim a decidir o que querem fazer (e colher os frutos de suas ações, sejam eles "doces" ou "amargos").

  • O Mestre usa mais de seu julgamento do que das regras do livro. As regras estão presentes para lhe auxiliar, e não para definir sua ações, e elas serão flexibilizadas de acordo com o bom senso do Mestre. No exemplo acima, ao invés do Mestre abrir o livro na página tal e consultar o poder X, julgará como tal ação irá ocorrer, aplicando os bônus ou penalidades que achar necessárias.

  • O próprio sistema de jogo possui mecânica que condiz com os pensamentos acima. Se existem regras para todas as ações possíveis, isso pode vir a levar o Mestre e Jogadores a dependerem delas. A mecânica dos sistemas old school não necessariamente é "rules light" (às vezes, é justamente o oposto), mas é apresentada de modo simples e encoraja a adaptação ("house rules") visando as necessidades de cada Mestre e grupo. 
Este post foi feito originalmente na Guilda dos Blogueiros Old School e deixo aqui os créditos.

O que está escrito ai em cima, retrata exatamente como jogamos e a forma que achamos divertida de fazer isso. Não que as outras sejam erradas, caso o grupo goste, mas RPG é um jogo de interpretação. Eu costumava dizer que era um teatro sem expressões corporais. E em teatros você não vê ninguém rolando dado pra cima e para baixo. Então, antes de começar a falar sobre o jogo e as modificações que fizemos, gostaria que vocês entendessem o porquê.

4 comentários: