Pesquisar

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Artigo: Interpretando a Tendência e a Divindade

Opaaaa! Hoje eu to trazendo para vocês um artigo que fica na minha mente o tempo todo. A porra da tendência e a divindade. Acho que é difícil você definir algo por elas, mas hoje vamos tentar ajudar um pouco...


Um personagem Leal não significa que ele siga as leis imposta por todos. Ser Leal é significar alguém ordeiro, que segue uma ordem. O Batman, mesmo ele sendo um fora da lei e um justiceiro, ele ainda é Leal, pois age a partir de uma ordem, uma crença colocada por ele mesmo como a verdade. Isso você entende quando olha duas coisas: a tendência oposta a ela (caótico) e a tendência Leal e Mal. Um personagem Leal e Mal não segue a lei da cidade e nem de um templo que não seja o dele, ele segue a ordem, ele planeja antes de agir.

Já alguém caótico, é alguém que é impulsivo, inconseqüente, que não tem um plano pré-estabelecido para tudo que for fazer. Por isso os bardos não podem ser Leais, pois eles são dinâmicos, gostam da vida e fazem dela seu parque de diversões. Agindo conforme o momento pedir. Se o paladino louvasse Ares, e descobrisse sobre as tramóias de um pequeno gnomo, ele concordaria com tudo que gnomo fez, pois este Deus implica na guerra através da intriga, do assassinato mesmo. Isso tudo sendo Leal ainda. O que me leva a ter que explicar a outra parte da definição da personalidade do personagem.

Quando você escolhe um Deus, você não apenas está evitando ir pro muro das lamentações pra virar argamassa. Você também está definindo como seu personagem é. Por isso os clérigos podem louvar a bondade ou a maldade não levando o nome de nenhum Deus no peito. Existe o personagem que é devoto fiel de seu Deus e prega em seu nome o tempo todo, mas tem outros que apenas acreditam no que ele fala e tenta seguir os passos que ele diz que é o certo. Então na parte divindade, pode ter escrito convicções pessoais ou o nome de alguma divindade.

Uma forma de vocês entenderem é trazer para o presente. Existem diversas religiões hoje em dia que pode ser comparado às mitologias antigas. Um budista, um católico e um espírita vêem o mundo e vivem nela de forma bem diferente. O budista acha que matar uma formiga é benéfico, pois ela vai evoluir e vir como um cachorro e conseqüentemente ir evoluindo. Um espírita vem neste mundo por uma missão e deve cumpri-la pra poder ir pra outros mais evoluídos. Já o católico você tem que pregar a bondade pra ir pro céu. Você acreditar em um desses, não significa que você vai à igreja todo domingo. Ainda sim, é bem provável que você viva seguindo alguma dessas crenças. E ainda tem aqueles que não seguem nenhuma delas – os Ateus. Deu pra entender? Acontece a mesma coisa no D&D.

Essa foi uma explicação breve sobre tendências e divindades. Mais pra frente, se surgir mais duvida, tentamos abranger mais estas duas características que ajudam na interpretação. Apesar de atrapalhar um pouco quando não se entende. Então pensem com calma quando forem escolher, pois mesmo duas pessoas com a mesma tendência (Batman e Super-Homem são Leais e Bom), podem ser totalmente diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário