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segunda-feira, 18 de abril de 2011

Regras: Fichas e Adaptações

E 5 dias depois lá vem o bitenco postar mais uma coisa pra vocês. Ontem tivemos mais uma sessão que ainda está sendo redigida. E aos poucos as coisas vão ficar animadas. ^^ Mas antes eu preciso deixar claro como são as regras da casa (criação de ficha e regras adaptadas). Nós usamos os livros de 3.5 como base, mas fizemos e faremos algumas modificações e adaptações. Este vai ser o primeiro post deste gênero. Se você é adepto deste tipo de mudança, continue lendo...


Ficha:
Existem três escolhas para atributos (a, b e c). Caso o jogador role e fique com uma pontuação abaixo de 32, poderá ser rolado de novo. Ou se ele desejar, mesmo tendo uma pontuação melhor, para melhor adequação, ele poderá escolher a pontuação também. Sabemos que a tendência é a escolha das duas últimas opções, mas não importa. Segue elas:

a) Distribuir 32 pontos, na sistemática do LDM, 1o nível;
b) Rolar 4d6, 3 melhores d6 para cada atributo, valores alocados livremente (mas sem poder distribuir pontos), 2o nível;
c) Rolar 5d6, 3 melhores d6 para cada atributo, valores alocados livremente (mas sem poder distribuir pontos), 1o nível.

Todas as Profissões e Ofícios são sempre perícias de classe.

Todos os personagens recebem 2 pontos de perícia extras por nível (8 no primeiro nível), que devem, obrigatoriamente, ir para Avaliação, Atuação, Conhecimento, Profissão ou Ofícios. Caso haja a colocação dos pontos em conhecimento, este deve ser caracterizado por tipo da raça (Conhecimento Arcano Humano, Geografia Élfico, Masmorra Anã e assim por diante), dando uma abrangência mínima para o conhecimento. No caso de Bardos que usam sua atuação como perícia principal, eles são obrigados a ter como perícia de classe uma pontuação maior ou igual às pericias “dadas” por ela. Essas 5 perícias ainda estão sujeitas a variação de pontuação por ser de classe ou não.

Não existe o idioma comum, portanto os jogadores são obrigados a comprar línguas que coincidem. Os idiomas são por regiões, no caso 4 (Arkturiano, Mezonês, Suficano, Nigranês). Mesmo em uma região que se fala Arkturiano, por exemplo, você poderá encontrar variações lingüísticas, sotaques diferentes, mas isso não vai impedir o entendimento.

O dinheiro inicial é o total por classe. Não precisa rolar

Adaptações:
Os personagens só morrem com Constituição, ou seja, se seu bárbaro tem 20 de constituição, só morre com -20 pvs. Não se aplicam a este limite os bônus temporários, como de Fúria, de uma magia e até mesmo de itens mágicos. O intervalo de inconsciente só ocorre nos últimos 10 + mod. Con. pontos negativos, antes disso ele usa a regra dos 0 pvs. Então se este Bárbaro chegar ao negativo, ele fica consciente de 0 a -5, inconsciente de -6 a -19 e morto com -20.

Acertos e falhas críticas também receberam uma adaptação. Quando você tira 20, 19, 18, 17, qualquer número que seja considerado critico pela arma, você adiciona um bônus de +10 ao rolamento para ver se superou a Classe de Armadura. Caso este valor supere, você terá a chance de rolar novamente para verificar se foi um crítico ou acerto normal se sobressair ou não a CA, respectivamente. O mesmo vale para a falha crítica, mas inversamente. Se você tirar 1 na rolagem, você tem uma penalidade de -10 na jogada de ataque. Caso ainda sim, você supere o CA, é considerado acerto normal. Caso não, você deverá rolar de novo para confirmar a falha critica ou uma falha normal, não sobressaindo ou sim a CA, respectivamente.

Outras rolagens, como resistência e pericia, também estão sujeitas a penalidade e bonificação de 10 em casos de acertos ou falhas críticas.


O dano em casos de crítico também tem uma pequena variação. Se houver um critico e depois uma confirmação, em qualquer hipótese, a dano seria multiplicado pelo valor da arma. Isso ainda é valido, mas em casos que o jogador tirar dois críticos consecutivos, o dano não será rolado. O valor das rolagens será maximizado e multiplicado, dando o máximo de dano possível no turno.

Por último nós também decidimos tirar a quantidade de XP gasta em criações de itens. Nós achamos um pouco absurdo o gasto, já que um artífice que passou a vida trabalhando deve ser um cara de nível 0, consecutivamente, ele não poderia mais fazer item. Com isso, os valores dos itens aumentaram. Este valor é o XP que iria ser gasto.

É isso por enquanto. Qualquer dúvida só perguntar que eu melhoro e dou exemplos.

3 comentários:

  1. Editado para apresentar todas as regras que decidimos no começo do jogo. Como eu disse ai em cima, conforme for aparecendo mais eu faço outros posts.

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  2. HUmm...acho q merece um pouco + de discussão no tocante a criaçao de item e perda de XP

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  3. Futuramente vamos fazer um post só em cima desta regra. Esperamos que haja bastante críticas. ^^

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