Pesquisar

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Artigo: Ajeitando o Conceito Mercenário

Muitas vezes, pelo menos nas minhas mesas, o pessoal confunde este conceito. Estes dias mesmo, em um jogo online de RPG a qual participo, houve esta confusão. E depois de ver um artigo na RedeRPG, resolvi falar um pouco e tentar esclarecer as coisas.


Pela descrição do dicionário temos duas definições de mercenário: Que ou aquele que trabalha, ou serve, por dinheiro e Soldado que serve por dinheiro um governo estrangeiro. Muitas pessoas apenas vêem o primeiro exemplo como verdadeiro. Deixando a entender que um mercenário é sinônimo de pessoa sem sentimento. O que pode ou não ser verdadeiro.

Em um jogo medieval fantástico é muito comum haver personagens que trabalhem apenas por uma quantia em peças de ouro ou qualquer coisa que seja de interesse dele, como: informação, prestígios diplomáticos, itens e por ai vai. Isso os torna mercenários no vocábulo comum. Mas no sentido da palavra e a colocação dela na época era um pouco diferente.

Mercenário é o nome pelo qual é chamado aquele que trabalha por soldo ou pagamento. O termo designa, especificamente, os soldados que lutam objetivando o pagamento ou a divisão dos despojos, sem ideais ou fidelidade a um estado ou nação.

Então você pode declarar que seu personagem só trabalha por recompensa. Isso não o torna um mercenário, apenas um aventureiro da época medieval. Para ele ser um mercenário, ele tem que aceitar um alistamento para uma força especial do exército, recebendo uma quantia em troca de seus serviços. Portanto, você não precisa se denominar um mercenário para aceitar uma missão em troca de dinheiro.

Artigo da RedeRPG

Artigo da Wikipédia

2 comentários:

  1. Eu diria ainda que um jogador também pode se declarar um mercenário sem ser exatamente um soldado amoral e desordeiro. Mercenários podem ser guerreiros cuja ambição vá além dos objetivos de um grupo ou uma nação.

    Ademais, mesmo que não transpareça, os mercenários também tem seus gostos. Certamente vão optar por algumas missões, grupos e reinos em detrimento de outros, por afinidade mesmo.

    Lembraria ainda que, para alguns, nem sempre o ouro é a moeda de troca mais interessante. Podemos encontrar mercenários que estejam atrás de relíquias, escravos, renome, informações, enfim, seja lá o que servir para ele como recompensa.

    ResponderExcluir
  2. @Leonardo: Exatamente. Eu só quis mostrar que ser mecenário, não significa ser uma pessoa ruim. Até mesmo pela forma que a palavra era usada em nosso passado.

    ResponderExcluir